Menu fechado

Calculando o preço médio para declaração no IRPF

Nesse início de ano, chega aquele momento em que devemos elaborar nossa declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), isto é, se você é um dos aproximadamente 33 milhões de brasileiros, conforme estimado pela Secretaria da Receita Federal.

Um dos pontos que acabam gerando um pouco de dúvida é o saldo que deve ser indicado como referente ao dia 31 de dezembro no final da ficha de Bens e Direitos para ativos como ações, fundos imobiliários e ETFs.

Nesse vídeo, falamos sobre a lógica que devemos considerar na declaração e apresentamos uma planilha para processar as operações de compras e vendas desses ativos e calcular o preço médio automaticamente.

Para testar o arquivo ou utilizá-lo com suas próprias operações, utilize o link abaixo:

Caso você possua alguma versão mais antiga do Office, pode ser que não tenha acesso à função MÁXIMOSES. Neste caso, será necessário realizar as seguintes substituições:

  • Campo “Operação anterior”:
    • De: =MÁXIMO(SE([Ticker]=[Ticker];SE([Operação]<[Operação];[Operação])))
    • Para: =MÁXIMO(SE([Ticker]=[@Ticker];SE([Operação]<[@Operação];[Operação])))
  • Campo “Última operação”:
    • De: =[@Operação]=MÁXIMOSES([Operação];[Ticker];[@Ticker];[Data corte];VERDADEIRO)
    • Para: =[@Operação]=MÁXIMO(SE([Ticker]=[@Ticker];SE([Data corte]=VERDADEIRO;[Operação])))

Aviso legal: nosso conteúdo é essencialmente educacional, baseado em consultas a instruções da própria Receita Federal, e o arquivo aqui disponibilizado serve como referência, devendo o declarante ser responsável pelas informações encaminhadas ao Fisco.