Menu fechado

Identificação aproximada em funções de correspondência

Frequentemente, utilizamos funções de correspondência (como PROCV e ÍNDICE & CORRESP) para buscar informações exatas. Para isso, indicamos 0 ou FALSO no argumento final dessas funções.

Neste post, falamos sobre o tipo de situação em que aceitamos correspondências aproximadas.

Na situação do vídeo, temos uma pequena equipe de atendentes de telefonia que podem, ao final do mês, receber bonificações de renda de acordo com a quantidade de elogios formais recebidos:

De (elogios)Até (elogios)Valor (R$)
040,00
5950,00
1014100,00
1519150,00
2029200,00
30+300,00

Queremos criar uma fórmula que utilize a tabela acima para indicar o valor da bonificação de acordo com a quantidade de elogios recebidos.

Começando pelo PROCV, devemos indicar:

  • Valor procurado: a quantidade de elogios recebidos
  • Matriz com valores: podemos selecionar os dados da tabela acima (sem os cabeçalhos), com as três colunas
  • Número da coluna de resultado: seria a 3ª coluna, que contém os valores a receber
  • Tipo de correspondência: deixaremos 1 para aceitar intervalos de valores

Devemos notar que o PROCV irá identificar a linha com o maior valor menor ou igual ao valor procurado. Por exemplo, se temos 12 elogios, será identificada a linha de 10 elogios até 14 e retornar R$ 100,00 de bonificação. Nossa primeira coluna deve estar em ordem crescente para que a busca seja feita como queremos.

No caso das funções ÍNDICE & CORRESP, o ÍNDICE funcionará de forma convencional, onde indicaremos o vetor com os valores a receber (3ª coluna da tabela). Já para o CORRESP, será informado:

  • Valor procurado: a quantidade de elogios recebidos
  • Matriz procurada: primeira coluna da tabela (excluindo o cabeçalho)
  • Tipo de correspondência: deixaremos 1 também

É preciso prestar um pouco de atenção, pois o Excel nos dá dicas sobre como os dados devem estar para o correto funcionamento da função:

Neste caso, estamos sim buscando o maior valor (na primeira coluna da tabela) que seja menor ou igual ao valor procurado (quantidade de elogios recebidos) e devemos indicar 1. Para isso, a matriz procurada deve estar posicionada em ordem crescente e, caso não estivesse, teríamos que inverter a ordem das linhas da tabela.

Para utilizar o arquivo deste exemplo, acesse o arquivo abaixo:

Até a próxima!