Menu fechado

Exemplo de tabela dinâmica no Excel

Tabelas dinâmicas são ferramentas versáteis para resumir e extrair informações rapidamente de grandes volumes de dados. Neste post, falamos um pouco sobre o tipo de situação onde podemos utilizá-las.

Neste exemplo, temos uma lista com diversas vendas realizadas no dia 01/04/2021 em uma loja de materiais de construção e queremos descobrir qual departamento fez mais usos de cupons de desconto:

Note que a coluna D indica com 1 se houve aplicação de cupons de desconto ou 0, caso contrário.

Antes de criarmos uma tabela dinâmica, devemos nos atentar a alguns pontos:

  • A tabela deve estar organizada verticalmente, com a informação em colunas
  • As colunas devem ser todas nomeadas em uma linha no cabeçalho
  • Não devemos ter colunas em branco no meio da tabela

Após confirmarmos as condições acima, podemos seguir com a criação da tabela dinâmica, selecionando uma das células da tabela original e clicando em “Tabela Dinâmica” na guia “Inserir” (alternativamente, podemos utilizar o atalho Alt + T + B).

A estrutura e população da tabela são definidas no lado direito da tela, que exibido após confirmar o comando acima:

Para organizar as colunas nos campos, devemos sempre pensar no nosso objetivo com a análise. Neste caso, queremos ver a informação de volume de vendas com/sem cupom de desconto por departamento responsável. Por isso, podemos arrastar a coluna “Departamento” para a área de “Linhas”, fazendo com que os departamentos apareçam nas linhas da tabela dinâmica, sem nenhuma repetição. Além disso, podemos arrastar a coluna “Cupom” para a área “Colunas” para que apareçam no cabeçalho de novas colunas as informações de cupom (que, no caso, são 0 ou 1).

Neste ponto, ficamos com a seguinte estrutura:

Agora, precisamos apenas incluir a informação de volume de vendas por segmentação e isso é feito arrastando a coluna “VendaId” para a área de “Valores” (neste caso, note que queremos a contagem, sendo necessário alterar nas configurações do campo, disponíveis na seta para baixo, ao lado do nome “VendaId”):

E por fim, obtemos o resultado desejado:

Note que a resposta para a questão inicial fica evidente na figura acima. Tivemos quatro vendas de “Pisos e Revestimentos” com utilização de cupom de desconto e, portanto, este é o departamento com mais usos.

Para testar você mesmo, faça o download do arquivo no link abaixo e até a próxima!