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Dashboard de controle de despesas no Excel

Quase todo dia gastamos nosso dinheiro, certo? E mesmo se não gastamos diretamente, estamos consumindo recursos, como energia elétrica e água que serão cobrados futuramente. Por este motivo, saber quanto e com o que estamos gastando nosso dinheiro é extremamente importante para alcançar nossos objetivos e corrigir nosso perfil de consumo.

Confira nosso vídeo sobre o assunto:

Nele, construiremos um dashboard de controle de despesas do zero, partindo dos registros de cada uma das despesas. Para isso, passaremos por quatro etapas do controle.

Registro

Primeiramente, é necessário criarmos um hábito de registrar nossas operações de compra e pagamentos no dia-a-dia. Algumas informações são essenciais nestes registros:

  • Data da transação – costuma ser a data do pagamento da despesa;
  • Breve descrição – deve permitir que identifiquemos ao que se refere cada uma das transações;
  • Valor – quantia financeira da transação.

Aqui, podemos incluir também alguns campos opcionais, como fornecedor (o nome da loja, por exemplo) e a forma de pagamento (dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo). Essas outras informações não são tão relevantes quando as primeiras da lista, mas podem ser úteis para algumas constatações específicas, como o valor gasto em dinheiro no mês ou o valor total gasto em uma certa loja.

Categorização

Em seguida, é necessário agrupar cada um dos registros em categorias que nos ajudarão a compreender nosso perfil de consumo, ao invés de analisar as despesas uma a uma. Nessa etapa, devemos nos atentar à pessoa ou à família cujo controle estamos desenvolvendo, uma vez que diferentes pessoas e famílias possuem hábitos de consumo diferentes. Por exemplo, algumas categorias como “Aluguel”, “Escola” e “Despesas Veiculares” podem estar ausentes no orçamento de algumas famílias.

Um ponto de atenção é não exagerar na quantidade de categorias, pois, apesar de mais categorias permitirem maior nível de detalhe em análises, podem acabar dificultando a compreensão das despesas como um todo.

Nessa etapa, também deveremos classificar as categorias de acordo com a regularidade de cobrança:

  • Fixa: sua cobrança/pagamento ocorre mensalmente via boletos, carnês ou débito automático com um valor quase constante ao longo dos meses. Exemplos: aluguel, planos de telefonia, internet, serviços de streaming;
  • Variável: dependem do nosso nível de consumo ou frequência de visitar aos estabelecimentos. Exemplos: supermercado, restaurantes, contas de água, gás e energia elétrica.

Podemos ainda classificá-las de acordo com sua importância:

  • Essenciais: extremamente relevantes para nosso dia-a-dia, relacionadas às nossas necessidades básicas. Exemplos: aluguel, supermercado, contas de água, luz e energia elétrica;
  • Não-essenciais: menos relevantes, sendo mais associadas ao bem-estar. Exemplos: serviços de streaming, ida a restaurantes, lazer e equipamentos eletroeletrônicos.

Análise

Em posse das informações das etapas anteriores, podemos analisar nosso perfil de consumo e entender alguns pontos, por exemplo:

  • Com o que tenho gastado meu dinheiro?
  • Houve algum desvio histórico em alguma categoria?
  • Com base em meu consumo médio histórico, quanto eu devo ter para constituir uma reserva de emergência?
  • Como está indo meu gasto nesse mês?

Podemos com isso, compreender nossas despesas para possivelmente ajustar nosso perfil de consumo.

Ajuste

Com base nas categorias das nossas despesas estabelecidas anteriormente, podemos ajustar nosso nível de consumo, por diversos motivos. Podemos, por exemplo, querer reduzir nossas despesas por estarmos ficando apertados e não queremos nos endividar. Também podemos planejar uma viagem ou algum evento a médio/longo prazo e precisamos guardar mais dinheiro. Ou então apenas gastar menos para poder investir mais.

De qualquer forma, podemos nos basear nas classificações das despesas para esses ajustes:

  • Não-essenciais: o que posso cortar?
  • Essenciais: é possível reduzir?

Além disso, é necessário considerar a recorrência das despesas, uma vez que as fixas podem apresentar valores mensais relativamente baixos, mas, a longo prazo, podem totalizar uma quantia significativa.

Neste vídeo, partimos de um conjunto de registros de despesas de uma família pequena como exemplo e construímos um dashboard no Excel para análise.

Caso você queira acompanhar o passo a passo do vídeo, faça o download do arquivo inicial (com as categorias):

Ou, se preferir, baixe o arquivo final:

Até mais!