Menu fechado

Tipos de dados especiais do Excel

Planilhas aceitam diversos tipos de dados, textos, datas, valores financeiros, porcentagens. Mas você sabia que há tipos de dados diferenciados no contexto do Excel?

Quando temos índices de ativos, códigos de ações, ETFs, FIIs, relações de câmbio, nomes de cidades, estados e países, podemos criar vínculos com a web no Excel. Desta forma planilhas com esses tipos de dados podem ser atualizadas facilmente, buscando, por exemplo, o preço de ações e calculando a rentabilidade de uma carteira de investimentos.

Em geral, há três tipos especiais de dados:

  1. Ações: genericamente, ativos negociados em bolsa (códigos de ações, fundos imobiliários e ETFs) e índices – exemplos: “PETR4” (ação), “MXRF11” (FII), “HASH11” (ETF) e “IBOV” (índice);
  2. Geografia: nomes de cidades, estados e países – exemplos: “Campinas”, “Minas Gerais” e “Brasil”;
  3. Moedas: pares de moedas, no padrão de três letras do ISO 4217, separadas por dois pontos ou barras simples (“:” ou “/”) – exemplos: “USD/BRL” (dólar americano para real brasileiro), “EUR/BRL” (euro para real brasileiro) e “GBP/BRL”(libras esterlinas para real brasileiro).

Para converter esses tipos de dados, é necessário digitar os nomes normalmente:

Em seguida, com a célula(s) selecionada(s), devemos utilizar a opção adequada da guia “Dados”. Por exemplo, para o código “IBOV” (um índice), escolhemos a opção “Ações”:

Feito isso, note a mudança no conteúdo da célula:

Agora, nós podemos clicar sobre o ícone da instituição, à esquerda da célula, para exibir um cartão com diversas informações sobre o índice (ou ativo):

Além disso, na parte de fora da célula, é exibido um comando de “Inserir Dados”:

Clicando sobre ele, são listados diversos campos que podem ser adicionados à direita do código do ativo:

Ao selecionar tais campos, os valores serão adicionados à direita da célula com o tipo especial de dados:

Desta forma, a obtenção de parâmetros adicionais referentes a esse tipo de dados acaba sendo facilitada. Isso permite que, por exemplo, criemos uma planilha para analisar uma carteira de investimentos (com a opção “Ações”), façamos análises demográficas (com a opção “Geografia”) e acompanhemos taxas cambiais (com a opção “Moedas”).

Por se tratarem de informações da web, para atualizá-las, é necessário fazer uso dos comandos de atualização da guia “Dados”:

O comando “Atualizar Tudo” afeta todas as conexões externas do arquivos, incluindo tabelas dinâmicas. Enquanto o “Atualizar” altera apenas as células selecionadas.

Note que, diferentemente de taxas cambiais e cotação de ativos, os dados geográficos não são atualizados com uma frequência elevada. Por isso, caso seja utilizado o tipo “Geografia”, a atualização frequente não é necessária, nem alteraria os valores, provavelmente.

Por fim, veja que esses dados provêm da Microsoft, mais especificamente do Bing, por isso, as atualizações estão sujeitas à disponibilidade dos servidores e podem apresentar algum atraso com relação aos dados reais. Desta forma, para operações em tempo real, como negociação de ativos na bolsa, é sempre recomendável utilizar aplicativos ou sites com maior taxa de atualização, como os próprios home brokers de corretoras de investimentos.

Caso você queira utilizar o arquivo do exemplo, faça o download com o link abaixo:

Aproveite para se inscrever no canal do YouTube, caso não seja inscrito, e nos acompanhe também no Instagram e no LinkedIn.

Abraços!