Imagine que você está prestes a encaminhar uma planilha para que outro departamento preencha uma série de informações. Você pode querer bloquear a edição de certas partes da pasta de trabalho para que não seja feita nenhuma alteração, não é? Para este tipo de situação, podemos contar com o comando “Proteger Planilha” do Excel.
Por padrão, ao criar uma planilha ou uma pasta de trabalho, todas as suas células possuem o atributo “Bloqueadas”. Isso significa que, ao proteger a planilha, todas as células serão afetadas, impossibilitando sua edição.
Portanto, se quisermos construir uma planilha onde algumas partes fiquem disponíveis para edição e outras não, devemos remover o atributo “Bloqueadas” justamente das células cuja edição será permitida após a proteção.
Por exemplo, vamos supor que temos um formulário em uma planilha:
Note que os campos que devem ser preenchidos possuem a cor de preenchimento cinza clara. Nesta situação, o objetivo é impedir a edição das células que não fazem parte do formulário, ou seja, todas as células com a cor de preenchimento na cor branca.
Para isso, vamos começar selecionando todas as células dos campos do formulário. Isso pode ser feito pressionando a teclado Ctrl e clicando sobre as células:
Em seguida, é necessário clicar com o botão direito do mouse sobre uma das células selecionadas e utilizar a opção “Formatar células…” no menu que é exibido:
Na janela que é aberta, na aba “Proteção”, vamos desmarcar a opção “Bloqueadas”, para permitir a edição dessas células após a proteção.
Observação: a caixa de seleção “Ocultas” permite esconder as fórmulas na barra de fórmulas. Neste caso, podemos prosseguir com ela desmarcada.
Confirmando com OK, as células com cor de preenchimento em cinza serão desprotegidas.
Agora, podemos prosseguir com o comando “Proteger Planilha” da guia “Revisão”:
Na janela que é aberta, define-se uma senha (que será utilizada para desproteger a planilha) e também quais as permissões após a proteção da planilha:
O padrão é as duas primeiras caixas estarem marcadas e isso permitirá que todas as células da planilha sejam selecionadas, apesar de que apenas as células desbloqueadas possam ser editadas. Além disso, veja que formatações de células, colunas e linhas, inserção ou remoção de linhas e colunas não serão permitidas.
Definindo uma senha genérica, prosseguindo com as opções padrão e confirmando a senha de proteção, nossa planilha foi protegida. Com isso, ao tentar editar alguma célula que não faz parte do formulário, receberemos um erro:
Por outro lado, conseguiremos inserir e editar informações nos campos em cinza:
Caso você queria impedir também a seleção das células com cor de preenchimento em branco, basta desmarcar a opção “Selecionar células bloqueadas”:
Desta forma, não será possível nem clicar sobre as células bloqueadas.
Apenas um aviso, assim como outras medidas de segurança, o recurso de proteção de planilhas não é infalível, existem algumas macros e programas que testam diversas combinações de senhas para desbloquear arquivos. Por isso, as velhas recomendações de definir senhas longas com caracteres especiais também se aplica a essa situação, podendo melhorar a segurança do arquivo.
Caso você queria fazer o download do arquivo deste exemplo, utilize o link abaixo:
A senha do arquivo é “123” (sem as aspas).
Se você gostou do conteúdo, não deixe de se inscrever no canal do YouTube e até a próxima!