Uma forma de deixar o visual de um relatório mais leve e explorar um recurso interessante de UX em dashboards é adicionando um painel para agrupar todas as segmentações de dados (slicers) da página, permitindo exibi-las ou ocultá-las rapidamente. Confira como fazer isso no vídeo abaixo:
Siga as etapas a seguir para criar seu próprio menu de filtros.
Definindo seu plano de fundo
Como o layout do relatório será redefinido, é interessante utilizar um plano de fundo que converse bem com a existência de um menu ocultável. No meu caso, utilizei a seguinte imagem como plano de fundo:
Caso queira ver como criar seu próprio plano de fundo no PowerPoint, confira esse vídeo: https://youtu.be/ex3WByAouM8
Esse plano pode ser alterado no relatório seguindo as seguintes etapas:
- Clicar na página para selecioná-la (não clique sobre nenhum visual!)
- Nas opções de “Formato”, expandir o grupo “Segundo plano da página”
- Adicionar a figura como plano de fundo (recomenda-se o formato png)
Montar os visuais do menu
Aqui, é necessário construir seu menu a partir dos visuais disponíveis no Power BI. No caso do exemplo, foram adicionados um retângulo azul escuro e um botão de voltar (que irá servir para ocultar o menu), além das segmentações de dados já existentes:
Por enquanto, não estamos nos preocupando com o fato do menu estar cobrindo parte dos gráficos. Preste mais atenção à ordem dos elementos para que apareçam de forma adequada (isso pode ser ajustado com as opções de “Avançar” ou “Recuar” na guia “Formato”, que é exibida ao selecionar um ou mais elementos).
Além disso, ao selecionar todos os elementos e clicar com botão direito do mouse sobre eles, é possível agrupá-los, o que facilitará nosso trabalho posteriormente, já que o Power BI considerará o conjunto como uma coisa só.
Definição dos indicadores
Na guia “Exibição”, precisaremos ativas as opções “Indicadores” e “Seleção”:
Isso deverá abrir duas faixas de opções na lateral direita da janela. Nessas faixas, será possível ocultar os elementos separadamente clicando nos ícones de olhos (faixa “Seleção”) e criar ou alterar indicadores já existentes (faixa “Indicadores”).
Para atingir nosso objetivo, teremos que criar dois indicadores, um que armazenará a configuração do menu exibido e outro com o menu oculto. Cada um desses indicadores pode ser criado seguindo esse passo a passo:
- Deixar os visuais do jeito que queremos exibir. Por exemplo, para definir o indicador do menu oculto, será necessário deixar os elementos do menu visíveis
- Utilizar o botão “Adicionar” para criar um indicador
- Clicar nas reticências que aparecem ao lado do nome do indicador e renomeá-lo
- Clicar nas reticências novamente e desmarcar a opção “Dados” – isso garantirá que exibir ou ocultar o menu não afetará as seleções dos filtros
Atribuindo indicadores aos botões
Depois de criar os indicadores, basta atribuí-los aos botões criados. O botão de voltar do menu, por exemplo, deve apontar para o indicador de menu oculto, já que ele só aparece quando o menu está aberto. Já o botão de exibir o menu deve referenciar o indicador de menu exibido.
Essa atribuição pode ser feita seguindo essas etapas:
- Clicar sobre um dos botões para selecioná-lo
- Nas opções de “Formato”, ativar a opção “Ação”
- O tipo será definido como “Indicador” e o indicador adequado deve ser selecionado logo abaixo
Feito isso para ambos os botões, seu relatório já deve estar funcional!
No Power BI Desktop, é necessário pressionar a tecla Ctrl antes de clicar sobre os botões, para que funcionem, levando ao indicador. Contudo, no Power BI Service (online), a tecla Ctrl não precisa ser pressionada.
Para fazer o download do arquivo deste exemplo, utilize o link abaixo:
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