Olá, pessoal! Hoje, falaremos sobre filtros no Excel, neste exemplo, formataremos uma tabela do zero e iremos explorar os tipos de filtros disponíveis, até entender o conceito de filtro avançado.
Filtros são extremamente úteis para segmentar nossos dados de acordo com critérios personalizados. Podemos aplicar filtros em tabelas (organizadas em colunas) indo até a guia “Página Inicial” e selecionando a opção “Filtro” no botão “Classificar e Filtrar” ou então em “Filtro” na guia “Dados”. Alternativamente, o atalho Ctrl + Shift + L também adiciona filtros aos dados selecionados.
Ao adicionarmos filtros a uma tabela, passam a aparecer pequenas caixas cinzas ao lado dos nomes no cabeçalho de nossa tabela:
![](https://cursosriser.com.br/wp-content/uploads/2021/04/image-10.png)
Ao acessar o filtro de uma das colunas, vemos as seguintes opções:
![](https://cursosriser.com.br/wp-content/uploads/2021/04/image-13.png)
Segue um breve resumo sobre o que podemos fazer:
- Classificar os dados de menor para maior ou o inverso (no caso de números). Se essa coluna apresentar textos, a opção será de classificação em ordem alfabética ou o contrário;
- Classificação por cores, com a qual podemos ordenar os dados de acordo com a cor de preenchimento das células;
- Limpar o filtro da coluna selecionada;
- Filtrar por cor, exibindo apenas linhas cujas células tenham determinadas cores;
- Filtrar por número, onde podemos especificar algum limite aos números, por exemplo, que sejam maiores que um determinado valor, maiores que a média, menores ou iguais a outro valor etc.
Outro recurso do Excel é o de filtro avançados. Para utilizá-los, devemos copiar o cabeçalho da tabela para outro local no arquivo e incluir os critérios de filtro logo abaixo, conforme o seguinte exemplo:
![](https://cursosriser.com.br/wp-content/uploads/2021/04/image-15.png)
Neste caso acima, serão filtrados os dados em que os departamentos sejam “Pisos e Revestimentos” e os valores de venda sejam superiores a R$ 2.000,00. Note que informações em diferentes colunas equivalem à lógica E, onde ambos deverão ser respeitados simultaneamente. Poderíamos ter indicado dois departamentos na coluna, adicionando, por exemplo, “Ferragens” logo abaixo de “Pisos e Revestimentos”; isto significaria que queremos que os dados sejam do departamento “Ferragens” OU “Pisos e Revestimentos” E com valor superior a R$ 2.000,00.
Criada a tabela com os critérios, podemos selecionar a opção “Avançado” na guia “Dados” para abrir a seguinte janela:
![](https://cursosriser.com.br/wp-content/uploads/2021/04/image-16.png)
Nesta janela, devemos indicar:
- Se queremos filtrar a tabela original ou criar uma tabela nova com os valores filtrados;
- O intervalo da tabela original (campo “Intervalo da lista”);
- O intervalo de critérios (que seria aquela tabela de duas linhas na penúltima figura);
- Caso na primeira opção, selecionemos que os dados sejam copiados para outro local, devemos indicar onde (no campo “Copiar para”);
- Marcar se podem aparecer linhas repetidas ou não.
Fazendo isso, obteríamos o seguinte resultado:
![](https://cursosriser.com.br/wp-content/uploads/2021/04/image-19.png)
Note que os dados representam o conjunto que esperávamos, ou seja, vendas de “Pisos e Revestimentos” cujo valor ultrapassou R$ 2.000,00.
Você pode se perguntar qual a vantagem desse filtro avançado, uma vez que podemos filtrar a tabela manualmente. Minha resposta é sim, podemos, e, em alguns casos, pode até ser mais rápido filtrar manualmente; contudo, ao utilizarmos os filtros avançados, o processo de filtragem fica muito mais rápido para alguns casos com muitos critérios, já que não há necessidade de refazer os filtros um a um e, além disso, para outros usuários, ficam explícitos quais os parâmetros utilizados para filtragem da base.
Para fazer o download do arquivo utilizado neste exemplo, utilize o link abaixo:
Ah e aproveite para conhecer nosso canal do YouTube e nos seguir no Instagram (@cursosriser). Até a próxima!